Enurese

A enurese é a falta de controle na emissão da urina, diurna ou noturna, aparentemente involuntária, que aparece ou persiste após a idade em que é adquirida a maturidade fisiológica (classicamente a idade de 3 anos).

Os critérios para se diagnosticar a enurese são:

  1. Micção repetida na cama ou na roupa, involuntária ou intencionalmente;
  2. Freqüência de, pelo menos, duas vezes por semana por 3 meses consecutivos ou pela presença de sofrimento clinicamente significativo, ou prejuízo social, acadêmico, ocupacional ou demais áreas da vida.
  3. Idade cronológica mínima de 5 anos ou idade mental equivalente.
  4. Excluída causas de efeito fisiológico direto de alguma substância (como um diurético) ou uma condição médica geral, como diabete, transtorno e etc.

A enurese pode ser: Noturna (mais freqüente) – em geral ocorre durante o primeiro terço da noite. Diurna – mais comum nas meninas e incomum depois dos 9 anos de idade. Ocorre, em geral, nas primeiras horas da tarde durante o período escolar.

Noturna e diurna – em quadros nos quais os dois outros tipos estão combinados.

Após os cinco anos de idade à noite é esperado que a criança não molhe mais a cama, caso isso ocorra apresenta o sintoma de “enurese noturna”.

A prevalência da enurese, em todas as idades é maior nos meninos do que nas meninas; mas não acontece só na infância, é encontrado também em adolescentes o que ocasiona dificuldades relacionadas a socialização e auto-estima, por exemplo.

Essa perda involuntária da urina na idade em que a criança já deveria ter obtido o controle, não há uma única causa, portanto, não há um tratamento único, por isso é indicado uma avaliação multidisciplinar, caso seja excluídas causas biológicas é indicado psicoterapia infantil juntamente com orientação de pais.

Kelli Cardoso
Psicóloga – CRP 03/7001
(77) 3083-4545 – Vitória da Conquista – Bahia
psikellicardoso.wordpress.com

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s